Jornalismo sério a serviço da região
Xanxerê - domingo, 17 de dezembro de 2017
Cobras e Lagartos - 22 de junho de 2017 - 05:55

Cobras e Lagartos

Recurso ginásio

E Xanxerê conseguiu o recurso que necessitava para adequar o ginásio de Esportes Benjamin Menegolla. No fim da tarde de hoje, o secretário do turismo Leonel Pavan estará no município para repassar oficialmente a quantia de pouco mais de R$ 50 mil. O valor será usado para as obras de acessibilidade no lugar. O ginásio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não atender as normas básicas para o funcionamento.

 

De ponta-cabeça

Tem prefeito da região que anda aparecendo bem pouco na mídia, pra não dizer quase nada. Dizem que quem está tendo que “fazer as vezes” no município é o vice.

 

Fechado a noite

Não teve mais jeito e agora a Prefeitura de Xanxerê vai ter que fechar os banheiros da Praça Tiradentes durante a noite. Não é de hoje que se reclama do vandalismo no local, da falta de cuidado e manutenção. A única alternativa encontrada parece ser fechar o local a noite?! Esperamos que isso resolva o problema, que o que está estragado seja arrumado e que haja uma vigilância maior no lugar. Se a luz do dia inibe alguma ação, não se sabe, mas espera-se que de resultado.

 

Tapa buracos

Com a previsão de dias de tempo firme e sol, a expectativa é grande para que máquinas e homens sejam vistos pelas rodovias e acesso as mesmas em todo o Oeste. No contorno viário oeste em Xanxerê, aquele sentido a Femi ao Bairro Pinheiro, a situação está terrível. Os buracos pegavam os dois lados da pista e inúmeras reportagens mostraram a dificuldade dos motoristas. A expectativa era de que os trabalhos iniciassem o mais breve possível. Pela BR- 282, a operação tapa buraco continua. Um bom trecho já foi concluído, e os trabalhos ainda seguem.

 

Aqui não (FOTO)

Em uma propriedade no interior de Xanxerê, um agricultor cansado de ter sempre alguém batendo a sua porta oferecendo alguma coisa, não resistiu – colocou logo uma placa – impedindo que vendedores se arrisquem a lhe vender alguma coisa. Em época  de crise se a moda pega….

 

Evasão escolar

A evasão escolar no ensino médio chegou a 11% do total de alunos no período de 2014 a 2015. Segundo dados inéditos do Censo Escolar, divulgados na terça-feira, 12,7% dos alunos deixaram a escola na 1ª série do ensino médio, na 2ª série a evasão foi de 12,1%.

O 9º ano do ensino fundamental teve 7,7% de evasão e na 3ª série do ensino médio a taxa foi de 6,7%. A evasão é maior nas escolas rurais, em todas as etapas de ensino. O Pará tem a mais alta taxa de evasão em todas as etapas de ensino, chegando a 16% no ensino médio. Em Santa Catarina, a evasão no ensino médio é de 10%.

Os indicadores de fluxo escolar na educação básica foram divulgados, pela primeira vez pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação. O censo apontou também que a migração para a Educação de Jovens e Adultos é mais expressiva ao final do ensino fundamental, quando chega a 3,2% e 3,1%, no 7º e 8º ano, respectivamente. (fonte: ClicRBS)

 

 

Delações

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) discute a validade da delação dos executivos do Grupo J&F. A tendência na Corte é de formar maioria para confirmar a constitucionalidade das medidas tomadas pelo relator, ministro Edson Fachin, e manter o acordo em pé.

A conta nos bastidores é de que ao menos cinco ministros votariam com Fachin. A avaliação feita por alguns ministros é de que o relator teve respaldo jurídico para homologar o acordo e invalidar a delação, neste momento, causaria efeitos negativos — como a anulação de tudo o que foi feito a partir das revelações de Joesley Batista e demais delatores.

 

 Quer saber?

Abriu licitação para a reforma do antigo terminal urbano em Xanxerê. O local será todo repaginado.

 

Leia mais sobre essa e outras notícias no nosso jornal impresso!

Solicitar Assinatura
49 3433.0185 / 49 3433.0195
jornalismo@folharegional.com
Rua Tocantins, 401 - Colatto - Xanxerê/SC - CEP 89820-000