Jornalismo sério a serviço da região
Xanxerê - terça-feira, 17 de outubro de 2017
Cobras e Lagartos - 27 de junho de 2017 - 05:55

Cobras e Lagartos

Será o fim da greve?

E o prefeito Lírio Dagort parece ter conseguido parar a greve dos servidores municipais de Xaxim. Através da Justiça os servidores serão obrigados a voltar ao trabalho no prazo de 24 horas, contados desde a segunda-feira. Creches e escolas que estavam sem professores terão que cumprir a determinação. Entretanto, segundo informações do Sindicato da categoria, o documento ainda não chegou para eles. Sobre essa situação, é preciso aguardar as cenas dos próximos capítulos. E, na última semana, o prefeito acabou chamando escolta da polícia para deixar o prédio da Prefeitura. A atitude acabou revoltando alguns moradores que acharam a atitude desnecessária, além de que o município tem tão poucos policiais e ainda terem que escoltar uma autoridade.

 

Sem cavalos nas ruas

Projeto de lei da Prefeitura de Xanxerê quer em dois anos parar com o trabalho de cavalos puxando carroças no município. A intenção é evitar maus tratos e tantos casos de falta de cuidado com esses bichos. O projeto inicial era para entrar em vigor em cinco anos, mas o prefeito Avelino Menegolla já determinou que o projeto precisa estar em prática em dois anos.

 

De ponta-cabeça

Falta muita iluminação na Praça Tiradentes. As noites estão ficando perigosas se nada for feito no local.

 

Pista, quase lá

E o departamento de Esportes da Campina aguarda para esta semana a liberação dos recursos por parte da Caixa Econômica Federal para dar a ordem de serviço da construção de uma pista de skate. O prazo parece ser dia 30 deste mês, o recurso é de emenda parlamentar do deputado Valdir Colatto. Para muitos a pista é tratada como algo irrelevante, mas para muitos será um espaço para a prática do esporte, esporte este que é reconhecido, tem vários nomes de peso, além de canais de TV específicos só  para mostrar cidades que tenham pista e eventos ligados ao skate.

 

Crise

A crise financeira andou tirando o sono de muita gente. Tem empresário que anda se virando nos 30 para conseguir cumprir com as  dividas e compromissos assumidos, enquanto outros estão fechando de vez o negócio, colocando a venda, ou buscando outro ramo que dê menos dor de cabeça e gasto. O cenário atual ainda não é favorável para grandes voos, ainda não se sabe qual investimento é o propicio, mas sabe que o barco precisa continuar andando, talvez um pouco mais lento, tirando um pouco de carga, mas seguindo em frente. Até que a política nacional tenha uma definição nítida dos rumos que o Brasil possa tomar, tudo fica mais complicado.

 

Lula na frente

Pesquisa Data Folha aponta o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva como o primeiro na lista de intenção de votos se a eleição para presidência fosse hoje, em segundo lugar estão empatados Marina Silva e Bolsonaro.

 

Orçamentos Familiares

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou ontem, 26, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), sobre os padrões de renda e consumo das famílias brasileiras. Entre junho de 2017 e julho de 2018, 30 agentes de pesquisa devem visitar 3.125 domicílios em cerca de 85 municípios de Santa Catarina.

O coordenador estadual da POF, Fabiano Rodolfo, explica que a pesquisa é fundamental para atualizar a lista de produtos a partir da qual é calculada a ponderação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o índice oficial de inflação do país.

— A pesquisa é importante para saber quais os bens e serviços que fazem parte da lista de consumo das famílias e qual o peso que devem ter no cálculo do índice de inflação. Os padrões de consumo mudam, por isso a pesquisa tem que ser refeita periodicamente. Alguns itens saem e outros entram no padrão – o disco de vinil estava na lista nos anos 1980, por exemplo, agora temos os serviços de streaming de música. Atualizar a estrutura de ponderação dos índices é necessário para que eles reflitam de uma forma mais fiel como o nível de preços afeta a nossa sociedade e a nossa economia — esclarece.(fonte: ClicRBS)

 

Quer saber?

Saúde de Faxinal dos Guedes anda sendo  alvo de reclamações. Tem morador que diz sentir saudade da ex-administração. Quando não falta remédio básico, não se consegue serviço como o de cardiologia.

 

Leia mais sobre essa e outras notícias no nosso jornal impresso!

Solicitar Assinatura
49 3433.0185 / 49 3433.0195
jornalismo@folharegional.com
Rua Tocantins, 401 - Colatto - Xanxerê/SC - CEP 89820-000