Jornalismo sério a serviço da região
Xanxerê - terça-feira, 21 de novembro de 2017
Marció FIAT BOTTA O COSTELÃO
Comunidade - 20 de junho de 2017 - 05:02

Eleitores de Ponte Serrada podem fazer agendamento biométrico

Eleitores de Ponte Serrada podem fazer agendamento biométrico

Os eleitores do município de Ponte Serrada já podem fazer o agendamento para a realização do cadastramento biométrico, comparecendo na Biblioteca Municipal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Após o processo de agendamento, o eleitor fará os demais procedimentos no Cartório Eleitoral do município com data e horário definidos no momento do agendamento.

É importante ressaltar que essa organização possibilita ao eleitor ser atendido no horário marcado, sem necessidade de enfrentar filas por ordem de chegada.  O cartório do município de Ponte Serrada está localizado na Avenida XV de Novembro, N. 86, Edifício Marafon, Centro. Os eleitores também podem acessar o site do TRE-SC para obter mais informações sobre os procedimentos com a possibilidade de optar pelo agendamento online. Eleitores de Passos Maia e Vargeão  também devem comparecer à revisão de eleitorado obrigatória que iniciou no dia 5 de junho.

O objetivo do cadastro biométrico é garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital).

O cadastramento biométrico é rápido e gratuito. Primeiro, os dados pessoais e eleitorais são atualizados (nome, ocupação, endereço, local de votação, cadastro como mesário voluntário, registro de necessidade especial, etc). Depois é registrada a assinatura (imagem em formato digital), foto e impressões digitais de todos os dedos das duas mãos. Ao fim, é entregue o título eleitoral atualizado.

Para fazer o procedimento, é preciso levar documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Para homens maiores de 18 anos que vão fazer o primeiro título é necessário apresentar também o comprovante de alistamento militar. Nesses municípios, o prazo final vai até o dia 24 de novembro de 2017. O eleitor que não comparecer terá seu título cancelado.

A revisão de eleitorado é um procedimento realizado para confirmação dos eleitores que têm efetivamente vínculo com o município.

PONTE SERRADA/SC

FOTO:DIVULGAÇÃO

Leia mais sobre essa e outras notícias no nosso jornal impresso!

Solicitar Assinatura
49 3433.0185 / 49 3433.0195
jornalismo@folharegional.com
Rua Tocantins, 401 - Colatto - Xanxerê/SC - CEP 89820-000